Como fazer o backup do blog WordPress


Para quem é blogueiro, uma das principais preocupações é o fato de poder perder todo o trabalho de meses ou anos muitas vezes por fazer algo simples, mas errado. Ter um backup de todos os seus blogs é de grande importância, a não ser que esteja disposto a arriscar perder todo o trabalho que teve para escrever todos os artigos, fazer os links internos, escolher as imagens dos artigos, responder a cada um dos comentários, entre outras coisas mais.
Pensando justamente na necessidade que todos temos de ter sempre um backup, vamos ensinar uma maneira muito fácil de fazer o backup do seu blog, tanto dos arquivos quanto dos bancos de dados. Tudo isso de forma bem rápida e prática.

QUANDO TEM QUE FAZER O BACKUP?

Toda vez que fazemos alguma alteração em nosso blog, é obrigatório que seja feito um backup, afinal, o backup pode ser chato de ser feito, porém ter que recomeçar o blog é infinitamente pior. Caso vá atualizar um plugin ou instalar um novo, faça um backup antes, e se não ocorrer nada depois, faça o backup novamente. Para temas serve da mesma forma, antes e depois. Assim, se algo der errado depois, basta subir o backup feito antes da atualização, fazendo o blog voltando ao normal.

COMO FAZER O BACKUP?

O primeiro passo será acessar seu Cpanel (Painel de controle). Geralmente o endereço é este http://www.seublog.com/cpanel. Digite seu nome de usuário e a senha e ja vai estar no seu painel de controle do blog. Agora procure pela seção “Arquivos” e selecione a pasta “Backup”, veja:
backup
Agora o primeiro passo será fazer o backup dos seus arquivos, entre eles estão os temas instalados em seu blog, assim como imagens e plugins, tudo que for arquivo. Caso você perca essas informações você terá como recuperar tudo. Para fazer o backup dos arquivos, basta ir na seção “Backup completo”, veja:
backup completo
Caso tenha mais de um blog, ou grandes blogs, esse download pode demorar algum tempo. Hoje eu tenho alguns blogs e levo cerca de 10 minutos para concluir o download, faço uma vez por semana.
Agora é a hora de fazer o backup dos bancos de dados, que seriam os artigos em sí, além do restante do seu blog. Eu a algum tempo perdi muitos artigos pois não dava atenção ao backup, mas tem mal que vem para bem, e hoje sei da importância do backup. Para fazer o backup do banco de dados, basta ir na seção “Banco de dados” e escolher o arquivo que deseja fazer o download, veja:
backup banco de dados
TEM ALGUMA DÚVIDA? BASTA COMENTAR ;)

0 comentários:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. faço parcerias por meio de comentários;
4. Para entrar em contato nosso msn bloggeresites@hotmail.com;
5. Obrigado por sua visita e volte sempre.