Como rastrear visitas dos botões do Facebook e Twitter no Google Analytics


Agora é possível usar o Google Analytics para acompanhar os dados de visitas específicos gerados nas redes sociais, como o Twitter e o Facebook. Você pode acompanhar os cliques dos botões de “Curtir” e de “Retweet” (RT) que acontecerem em seu Blog, tudo pelo painel do Analytics e específico para o seu trabalho. Veja como ativar essas funções e os códigos necessários.
Google Analytics é praticamente o melhor serviço de análises de visitas que um blog ou site pode ter  Mesmo assim continuam melhorando sempre mais. 



Para nós blogueiros, uma informação muito importante é saber a influência e propagação de nossos links nas redes sociais e como isso impactou os visitantes. O Facebook e o Twitter são grandes ferramentas de conversão e de visitas, mas estávamos limitados a saber apenas o número de cliques nos botões desses serviços.
Então o Google Analytics acaba de adicionar novos códigos de rastreamento que avaliam exatamente o que acontece quando alguém clica nesses botões (no mesmo menu onde aparecem as estatísticas do botão “Plus One” da Google).
Só que esse rastreamento precisa ser ativado, adicionando um novo trecho de códigos no rastreador padrão do Analytics. Você pode fazer isso facilmente:
1. Procure onde no código fonte do seu Blog você adicionou o código de rastreamento do Google Analytics.
2. Depois de encontrar, adicione o trecho que aqui está destacado em vermelho. O restante em cinza mais claro é um exemplo de como será o código de rastreamento do GA.
<script type="text/javascript">
var _gaq = _gaq || [];
_gaq.push(['_setAccount', 'UA-XXXXX-X']);
_gaq.push(['_trackPageview']);

_gaq.push(['_trackSocial', 'facebook', 'like']);
_gaq.push(['_trackSocial', 'facebook', 'send']);
_gaq.push(['_trackSocial', 'twitter', 'tweet']); 

(function() {
var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true;
ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js';
var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s);
})();
</script>
Só é preciso adicionar o trecho destacado em vermelho.
Essas três novas linhas vão rastrear tudo o que é feito pelos botões do Facebook, tanto o de “Curtir” quanto o novo de “Enviar”, além do botão do Twitter de dar RT.
Os gráficos levarão alguns dias para aparecer no novo menu “Social” do painel do Analytics, como ilustra a imagem abaixo, pois será preciso ao menos algumas horas para os dados começarem a ser coletados.
Também não são retroativos, ou seja, só aparecerão dos dados das visitas de agora para frente, desde o momento em que o código foi adicionado.

0 comentários:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. faço parcerias por meio de comentários;
4. Para entrar em contato nosso msn bloggeresites@hotmail.com;
5. Obrigado por sua visita e volte sempre.