O FeedBurner vai acabar?



Há muito tempo venho ouvindo todo tipo de coisa sobre o FeedBurner da Google, o sistema para distribuição de Feeds e Newsletter mais usado por blogueiros no mundo. O mais recente é que o serviço será descontinuado e já começou o fim, uma vez que vários recursos já acabaram (ou não?). Muita gente assustada está migrando para outros serviços semelhantes, mas é importante saber o que está acontecendo de fato antes de tomar alguma atitude.



Andei pesquisando as informações que existem sobre o fechamento do FeedBurner ( Feedbuner shutdown), especialmente em inglês, no fórum oficial e até lendo algumas opiniões. O que descobri é que muita coisa é mais boato do que realidade.

O que realmente irá acabar ou já acabou?

O que temos de concreto é que a equipe do FeedBurner já descontinuou/descontinuará dois, apenas dois, serviços que afetam pouco a rotina dos usuários do sistema de Feeds.
  • Fim do FeedBurner API = Um API é uma séria de códigos para programação que um sistema oferece para desenvolvedores acessarem recursos.
    No caso do FeedBurner um API muito usado era o de acesse ao contador de assinantes. Agora esse recurso não pode mais ser usado.
Conforma podemos ver na página oficial do FeedBurner API, não é mais possível encontrar nenhum código para desenvolvedores. Tudo foi fechado e ficou inacessível e serviços que dependiam disso, pararam de funcionar. Isso aconteceu no dia 22 de Outubro/2012.
  • AdSense para Feeds = Para quem monetiza o Blog com AdSense, era possível adicionar banners no Feed e em Newsletters do FeedBurner. Mas agora o serviço será finalizado e os banners pararão de aparecer nos leitores de Feed, ficando restrito apenas para uso em sites e Blogs.
Esse serviço não se mostrou muito eficiente nem para a Google e nem para nós produtores de conteúdo. Fato é que exibir anúncios no Feed e newsletter não gera tantos cliques. Por isso mesmo, no dia 3 de Dezembro/2012, a Google vai encerrar esse serviço (conforme podemos ler no site oficial “More spring cleaning“).

0 comentários:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. faço parcerias por meio de comentários;
4. Para entrar em contato nosso msn bloggeresites@hotmail.com;
5. Obrigado por sua visita e volte sempre.