Claro que essa energia, essa empolgação, é muito válida e faz as coisas acontecerem. Mas isso não deve fazer com que você deixe de lado o planejamento do seu blog. E uma das principais etapas do planejamento é saber como você vai gerar tráfego para o seu site.
Esteja você procurando uma maneira de como ganhar dinheiro com seu blog, ou apenas buscando visibilidade para suas ideias, é preciso ter bem claro como você vai atrair visitantes para sua página. Até porque, um blog sem visitas faz o seu dono perder o pique mais cedo ou mais tarde.
Eu imagino que, se você está começando agora sua aventura na blogosfera, vai querer gastar dinheiro o mínimo possível nessa sua empreitada. Portanto, creio que a melhor alternativa para você conseguir aumentar o número de visitantes nas suas páginas sejam as estratégias de SEO – Search Engine Optimization em inglês – ou otimização para mecanismos de busca.
Essas são técnicas que webmasters usam para que buscadores – principalmente o Grande Google – dêem credibilidade para suas páginas e coloque seu blog no topo da primeira página para termos relacionados a ele. O que nos leva a uma pergunta: como fazer o Google entender que uma página do meu blog é a melhor alternativa para a busca de uma determinada palavra-chave e deve aparecer na primeira pagina do Google.
A primeira coisa a fazer é entender a demanda de conteúdo que existe em torno do seu blog. Para isso, o próprio Google disponibiliza dentro do seu sistema Adwords, uma Ferramenta de Palavras-chave. Nessa ferramenta você pode procurar palavras e termos relacionados ao assunto do seu blog e verificar quanto acessos mensais cada uma dessas palavras-chave tem. Por exemplo, se o seu blog fala sobre dieta e nutrição, você pode descobrir que “dieta da proteína”, “dieta da usp” e “dieta dos carboidratos” são termos muito mais procurados do que dieta do leite, por exemplo. Mais do que isso, essa ferramenta pode abrir seus olhos quanto à demanda que existe em torno do seu assunto, e funcionar como uma verdadeira fábrica de sugestões para os posts do seu blog.
Talvez, no exemplo acima, você nunca tivesse imaginado em fazer um post sobre a dieta da USP. Porém, após checar essa ferramenta e verificar a quantidade de pessoas interessadas em informações sobre essa dieta, você repense sua estratégia e desenvolva uma página especialmente para atender essa demanda. Pense que essas são pessoas diretamente interessadas no que você tem a dizer e não conhecem o seu blog. Se você conquista-las por meio dos buscadores, apresentando pra eles as informações que desejam com qualidade e criatividade, a chance deles se tornarem fãs e divulgadores do seu material é enorme.
Mas é claro que não basta criar uma página sobre a dieta da USP pra ela aparecer na primeira página do Google. Alcançar essa posição requer um trabalho constante e bem disciplinado, porém nada impossível. Mas isso já é assunto pra outro post.
Autor deste Tutorial: Henrique Fogli é escritor e empreendedor online desde antes de ser careca. No seu mais novo site - Blog-in Mídia - ele busca ajudar curiosos a se aventurarem na internet, ensinando-os como criar um blog e começar sua carreira em casa.
0 comentários:
Postar um comentário
Por favor leia antes de comentar:
1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. faço parcerias por meio de comentários;
4. Para entrar em contato nosso msn bloggeresites@hotmail.com;
5. Obrigado por sua visita e volte sempre.