Como Planejar e Começar a Divulgação de um Blog

Um dos principais erros que uma pessoa pode cometer ao começar um blog novo é deixar de lado o planejamento. Geralmente os blogueiros, empolgados pela concepção, pela ideia inicial que tiveram do blog, partem para a ação; procuram a melhor ferramenta para hospedar seu blog, instalam meia dúzia de plug-ins, montam uma página no facebook e começam a disparar seus posts freneticamente.

Claro que essa energia, essa empolgação, é muito válida e faz as coisas acontecerem. Mas isso não deve fazer com que você deixe de lado o planejamento do seu blog. E uma das principais etapas do planejamento é saber como você vai gerar tráfego para o seu site.
Esteja você procurando uma maneira de como ganhar dinheiro com seu blog, ou apenas buscando visibilidade para suas ideias, é preciso ter bem claro como você vai atrair visitantes para sua página. Até porque, um blog sem visitas faz o seu dono perder o pique mais cedo ou mais tarde.

A pergunta que você precisa fazer é: como as pessoas vão encontrar o seu blog? Você vai fazer uma rede de contato com outros blogueiros que vão ajudar você nessa tarefa? Você vai divulgar seu blog para seus amigos no facebook, esperando que ele decole nessa maneira? Você pretende utilizar anúncios no Google Adwords para conseguir visitantes?

Eu imagino que, se você está começando agora sua aventura na blogosfera, vai querer gastar dinheiro o mínimo possível nessa sua empreitada. Portanto, creio que a melhor alternativa para você conseguir aumentar o número de visitantes nas suas páginas sejam as estratégias de SEO – Search Engine Optimization em inglês – ou otimização para mecanismos de busca.

Essas são técnicas que webmasters usam para que buscadores – principalmente o Grande Google – dêem credibilidade para suas páginas e coloque seu blog no topo da primeira página para termos relacionados a ele. O que nos leva a uma pergunta: como fazer o Google entender que uma página do meu blog é a melhor alternativa para a busca de uma determinada palavra-chave e deve aparecer na primeira pagina do Google.

A primeira coisa a fazer é entender a demanda de conteúdo que existe em torno do seu blog. Para isso, o próprio Google disponibiliza dentro do seu sistema Adwords, uma Ferramenta de Palavras-chave. Nessa ferramenta você pode procurar palavras e termos relacionados ao assunto do seu blog e verificar quanto acessos mensais cada uma dessas palavras-chave tem. Por exemplo, se o seu blog fala sobre dieta e nutrição, você pode descobrir que “dieta da proteína”, “dieta da usp” e “dieta dos carboidratos” são termos muito mais procurados do que dieta do leite, por exemplo. Mais do que isso, essa ferramenta pode abrir seus olhos quanto à demanda que existe em torno do seu assunto, e funcionar como uma verdadeira fábrica de sugestões para os posts do seu blog. 

Talvez, no exemplo acima, você nunca tivesse imaginado em fazer um post sobre a dieta da USP. Porém, após checar essa ferramenta e verificar a quantidade de pessoas interessadas em informações sobre essa dieta, você repense sua estratégia e desenvolva uma página especialmente para atender essa demanda. Pense que essas são pessoas diretamente interessadas no que você tem a dizer e não conhecem o seu blog. Se você conquista-las por meio dos buscadores, apresentando pra eles as informações que desejam com qualidade e criatividade, a chance deles se tornarem fãs e divulgadores do seu material é enorme.

Mas é claro que não basta criar uma página sobre a dieta da USP pra ela aparecer na primeira página do Google. Alcançar essa posição requer um trabalho constante e bem disciplinado, porém nada impossível. Mas isso já é assunto pra outro post.

Autor deste Tutorial: Henrique Fogli é escritor e empreendedor online desde antes de ser careca. No seu mais novo site - Blog-in Mídia  - ele busca ajudar curiosos a se aventurarem na internet, ensinando-os como criar um blog e começar sua carreira em casa. 

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