Blogueiros precisam assistir mais Televisão


A televisão ainda é a grande influenciadora de outras mídias, inclusive a internet. Boa parte das pessoas que navegam, interagem nas redes sociais e fazem buscas no Google, têm o conteúdo da TV como motivador principal. É o que podemos ver em dados divulgados pelo Facebook e Google na retrospectiva de 2012. Se você quer conseguir mais público para seu blog, então fique ligado na programação da TV (principalmente a TV aberta).

Nós blogueiros estamos acostumados a buscar praticamente tudo o que precisamos na internet, e muitos passam menos tempo vendo a programação da TV, que acaba perdendo importância. Mas este não é o modelo e o comportamento da maioria das pessoas no Brasil.


Muita gente reproduz o que passa na televisão como pauta para o que vão procurar e compartilhar. Isso ficou evidente na divulgação que o Facebook e o Google fizeram sobre os assuntos mais compartilhados e buscados nesses serviços ao longo de 2012. O mesmo acontece em anos anteriores e não mostra tendência de mudança no comportamento das pessoas.
Como vemos na imagem acima, dos 10 assuntos mais pesquisados em 2012 no Google Brasil estão 3 temas relacionados a programas de TV. O mesmo aconteceu no Facebook para os assuntos mais compartilhados e comentados na rede social.
Além da reprodução do que as pessoas mais assistiram, alguns assuntos tomam proporções maiores quando são repercutidos na TV, ampliando assim ainda mais o interesse das pessoas em pesquisar e falar sobre o tema.
Há casos curiosos como o que relatou e documentou em vídeo o Jonny Ken (criador do Migre.me). Ele fez uma gravação da tela do Twitter com uma busca no momento da abertura da novela “Avenida Brasil”. Centenas de pessoas tuitavam a expressão “oi oi oi” e semelhante na hora em que a novela começava a passar na TV.
                       
Perceba a velocidade das atualizações.
É claro que as pessoas comentavam e debatiam sobre a novela ao mesmo tempo em que assistiam. Isso acontece com futebol, filmes, reality show e até com matérias jornalísticas. O que as pessoas assistem, elas querem aprofundar, debater e compartilhar em suas redes sociais e, se for o caso, ler e ver mais procurando no Google.
O Blogueiro ganha visitas com isso se souber explorar esse potencial do conteúdo televisivo e as possíveis buscas e interações que as pessoas farão. A isso chamamos de “hype”.
Esse tipo de comportamento fica evidente quando cruzamos os dados também com a época do ano em que foram mais pesquisados ou compartilhados. Isso acontece com o “Carnaval” ou com jogos de futebol, especialmente de alguns times específicos.
Entender esse movimento das pessoas na internet pode ajudar você a produzir conteúdo e aproveitar melhor as visitas que isso pode gerar, principalmente para blogs de nichos específicos. Seu blog nem precisa ser sobre TV ou semelhante.
Um exemplo disso seria para blogs sobre “cuidados com animais”. O Fantástico da TV Globo noticiou algo sobre maus tratos com animais em pet shop. Essa informação pode gerar conteúdo voltado para proteção dos animais e semelhantes. Do mesmo modo que, outro exemplo, durante as eleições presidenciais de 2010 falou-se muito sobre “aborto” e esse tema foi amplamente debatido e comentado nas redes sociais.
Sabendo o que estamos procurando e o que é de interesse de nossos leitores, podemos produzir informações que vão atrair mais visitas, sem perder o foco. Separar um tempo para saber o que está passando na TV e o que as pessoas estão falando sobre aquilo pode ajudar você a produzir mais conteúdo e fidelizar ainda mais seu público alvo.
Para ver os outros assuntos mais pesquisados e compartilhados no Google e no Facebook, acesse as páginas de retrospectivas desses serviços:

0 comentários:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. faço parcerias por meio de comentários;
4. Para entrar em contato nosso msn bloggeresites@hotmail.com;
5. Obrigado por sua visita e volte sempre.