Copiando ideias de outros Blogueiros Pode?


Uma assunto que atormenta a vida de blogueiros é o plágio e conteúdo duplicado. Quando copiam nossos trabalhos é uma tormenta. Mas pode acontecer de alguém simplesmente nos copiar uma ideia, ler nosso blog e fazer algo muito parecido, só mudando algumas palavras e imagens; tudo o que fazemos o outro tenta fazer igual, alterando alguns detalhes para fingir ser original. Podemos copiar ideias de outros para criar nosso próprio conteúdo?
Já ensinei aqui como podemos nos inspirar em outros para criar o nosso próprio conteúdo e continuar sendo original. A linha que separa uma cópia de ideias descarada para a simples inspiração no outro é bem pequena.
É praticamente ser totalmente original na internet, pensar em algo que nenhum outro pensou. Mas olhar o que outros fazem e simplesmente querer fazer igual pode ser um problema. Não é crime, mas também não está totalmente certo. Ficar olhando e esperando o outro fazer algo para copiar suas ideias não é algo muito nobre.
Se você não entendeu bem o que estou falando aqui, então vou explicar com um exemplo para ficar mais claro:
As vezes alguém acessa o seu blog, um outro blogueiro do mesmo tema que o seu, só para “roubar” suas ideias e fazer algo tão parecido que quase parece cópia. Você cria um artigo assim e outro só copia a ideia mudando poucos detalhes:
Note bem que foram mudadas algumas palavras, a imagem e o título, mas de forma que dá para perceber que o segundo foi uma cópia, roubando a ideia do outro que publicou primeiro.
Com toda certeza vamos tratar de assuntos bem semelhantes quando encontramos blogueiros do mesmo nicho que a gente. Fatalmente vamos tocar nos mesmos temas e até escrever posts bem parecidos. O problema está quando percebemos que o outro simplesmente copiou nossas ideias descaradamente.
Inspirar-se em outro blogueiro, aproveitar ideias bem sucedidas e até usar algo como modelo é perfeitamente legítimo e aceitável. Uma das coisas que ensino é sempre ler várias fontes para que você seja capaz de criar seu próprio conteúdo, sem precisar usar ideias de terceiros.
O que não pode é fingir que a ideia é sua, ir até o blog ou site alheio copiando tudo o que vê pela frente, mudar só algumas frases de lugar e dizer que fez algo original. Não dá para ser a sombra do outro, andando apenas no rastro para roubar inspiração.

Roubando ideias

Isso nem pode ser chamado de “cópia” apenas. Não é bem duplicar conteúdo, mas é um roubo de ideias. O outro teve o trabalho de produzir algo, preparar um material e criar conteúdo, enquanto alguém só lê, imita tudo o que encontra, tentando fingir que não fez nada de errado.
Para mim, roubar ideias é ainda pior do que copiar e colar. O sujeito que faz isso teve a maldade de tentar falsificar algo que não é dele, enganando o leitor, enganando o criador e até tentando enganar a si mesmo.
Gostou de algo que encontrou na internet, cite, recomende o link, indique para seus leitores, mas sem copiar nada. Nunca tente fazer igual aos outros, pensando que assim você terá os mesmos resultados. Além disso, você faria algo muito nobre divulgando uma boa ideia, apontando para o original.

Questões de SEO

Não podemos esquecer do nosso velho amigo, o Google, que tudo vê e tudo segue. O Google detesta quem copia conteúdo, duplica coisas e rouba ideias. Mas aprecia quem cita informações, recomenda links bem contextualizados e aponta caminhos na internet.
Recentemente a Google lançou duas atualizações importantes em seus algoritmos, o Panda e o Pinguim  Ambos tem como objetivo melhorar a experiência do usuário em encontrar conteúdo original e único. Eles querem oferecer a quem pesquisa, resultados mais refinados.
A questão é que os algoritmos do Google conseguem identificar semelhanças e determinar por semântica e significado das palavras ou contextualização, o que é muito parecido, mesmo que tenha algumas mudanças para tentar parecer diferente do original. 
Copiar e duplicar conteúdo para o Google não é apenas “Ctrl+C/Ctrl+V“. Inclui também o roubo de ideias. Com a chegada do Google Pinguim Update, querem reforçar a questão da qualidade e originalidade dos conteúdos. Cópias de ideias podem ser até consideradas SPAM e excluído do índice do Google.

Vale a pena copiar ideias?

Alguns dirão que não tem problema copiar ideias; defenderão que até citam a fonte; e que citar a fonte é bom para o autor original. São os mesmos que defendem que “plágio não é ruim” ou dizem que “só estão querendo divulgar” Copiar conteúdo de outros Blogs é divulgação.
Não vale a pena copiar e roubar ideias de outros por um motivo bem simples: prova a ignorância em criar algo próprio, mostrando o quanto é limitado e até estúpido quem faz isso. Sem contar que blogs alimentados dessa forma tendem ao fracasso rapidamente, por serem pouco eficientes e sempre dependerem dos outros.
Se você criou um blog, então deve ter algo a dizer. Se foi apenas para copiar os outros, seja plagiando, duplicando conteúdo ou roubando ideias, então vá arrumar outra coisa para fazer. A Blogosfera é um espaço para a criatividade e o exercício dos bons modos, do respeito ao trabalho do outro. É lugar de produção.
Aproveite os links citados nesse post para pensar um pouco mais sobre o espaço que você ocupa na blogosfera e como tem sido suas atitudes na hora de pensar e criar seu conteúdo. E comente abaixo dando sua opinião sobre esse tema um tanto quanto direto, mas muito relevante para nossa presença na blogosfera.

0 comentários:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. faço parcerias por meio de comentários;
4. Para entrar em contato nosso msn bloggeresites@hotmail.com;
5. Obrigado por sua visita e volte sempre.