Chega de regras na Blogosfera!


A verdade é que estou cansado de blogueiros que adoram ditar regras para os outros, se achando no direito de dizer como se deve ou não blogar. E não pensem que são só os metablogger que fazem isso, há vários de todo tipo de nicho que pensam poder determinar o que é certo ou errado na blogosfera. Uma coisa que ninguém nunca viu o [ blogger e sites ] fazer foi dizer o que devem ou não fazer os donos de blogs.
Tenho uma convicção como meta blogger – aquele que ensina sobre desenvolvimento de blogs – que não tenho o direito de dizer para nenhum blogueiro o que está certo ou errado, se o blog dele é bom ou ruim. Nunca avaliei o trabalho de ninguém e nunca vou fazer isso.


Até já escrevi de forma mais contundente sobre o direito que todo blogueiro tem de fazer o que achar melhor, sem a influência ou a opinião de terceiros. 
A minha experiência com gente desse tipo é diária e detesto isso. Recebo comentários querendo me ensinar como devo moderar comentários, qual o melhor lugar para os banners de publicidade e até criticando conteúdo de artigos que tenho certeza de que o sujeito nem passou do título.
O Blog é como sua casa e na sua casa você faz o que achar melhor, segundo o seu bom gosto (ou mau gosto). Eu posso achar horrível seu sofá, mas o sofá é seu e você comprou com o seu dinheiro, portanto não tenho nada com isso.
Alguns poderão dizer: “Mas você escreve dicas de como as pessoas devem administrar seu blog, sugestão de layouts e até como escrever conteúdo… Você tem regras para aprovar comentários… Como pode ser contra regras!?!“.
E eu vou responder: Já me viu dizendo que todos devem fazer como eu faço, que todos têm que seguir minhas dicas e fazer como eu mando ou quero? Nunca fiz isso. Tenho regras para moderar comentários e alguns acham duras, mas o blog é “a minha casa” e tenho o direito de delimitar certas coisas e espero ser respeitado por isso. No seu Blog você faz as regras e as coisas como quiser. Nunca me verá ir até o seu blog e dizer que você está “fazendo isso errado“.

Existem regras na Blogosfera!

Na realidade só exitem 3 regras para qualquer Blogueiro:
  • Nunca Plagiar = Copiar conteúdo de outros, roubar ideias, violar direitos autorais, plagiar, tudo isso é errado e um blogueiro nunca deve fazer.
  • Respeitar o outro = É o mínimo de civilidade que podemos esperar das pessoas. Entender os limites do outro e nunca querer impor-se ao outro. Inclusive, blogueiros que respeita o outro não vai plagiar.
  • Produzir conteúdo de qualidade = E essa qualidade vai depender de quem é seu público alvo, o que você gosta e quer publicar e acha relevante. “Conteúdo de qualidade” também é algo relativo e depende do ponto de vista de quem usará e acessará o seu Blog.

Os melhores Blogueiros

É bom até que os Metabloggers que estão lendo isso entendam de uma vez por todas este assunto também. Tenho visto muitos, velhos e novos nesse nicho, querendo impor regras como se fossem os donos da verdade e só eles fossem capazes de ver a verdade.
Fica aqui o exemplo dos melhores meta bloggers que conheço. Lendo o Dicas Bloggerda Juliana Sardinha que já tem 5 anos, ninguém encontrará regras ou algum artigo em que ela queira impor o que é certo ou errado na criação de Blogs. O mesmo vale para o Celso Lemes do Criar Sites ou o Gustavo Freitas do GF Soluções, que têm um grande respeito e cuidado para produzir conteúdo de forma a ajudar o máximo de pessoas.
Nem mesmo aqui no [blogger e sites ] alguém encontraria conteúdo desse tipo, dizendo como devem ou não administrar seus blogs. Tudo é sugestão, dica, opinião, possibilidade. Até meus artigos mais duros, como o Não crie um Blog se você não sabe português, não pode ser interpretado como uma Regra ou imposição, mas uma crítica à necessidade que temos de melhorar o uso de nossa língua e os problemas da nossa educação.

Não existe modelo perfeito ou padrão

Que fique claro que, só podemos dar sugestões de como um blog pode ser desenvolvido, mas nunca querer criar padrões e modelos definitivos para todos seguirem. O certo é que não existe um modelo perfeito de Blog, justamente para garantir nossa liberdade criativa e nosso direito de ocupar a blogosfera como acharmos certo, sem que outros queiram definir como devemos ou não agir.
A blogosfera é a manifestação pública de nossa liberdade (dentro das leis de nosso país e segundo “a regra” de respeitar o outros) do mesmo modo que os canais de TV e a imprensa em geral faz. Só que agora temos os meios nas mãos para nossa voz ser ouvida. Qualquer um que tentar limitar esse seu espaço, está violando seus direitos mais fundamentais.
Inclusive a ONU interpreta que é um Direito Humano fundamental o acesso à internet como manifestação de nosso direito à informação e liberdade de expressão. Poderíamos até acrescentar que todos têm direito de criar um blog como forma de se expressar.

0 comentários:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. faço parcerias por meio de comentários;
4. Para entrar em contato nosso msn bloggeresites@hotmail.com;
5. Obrigado por sua visita e volte sempre.